29 janeiro 2007

Skate Or Die


Preste bem atenção nessa foto. Ela é a prova irrefutável para os quânticos de plantão que o tempo passa. Ela tem mais de 25 anos. Sou eu. Acho que é minha melhor foto de skate de minha carreira. Tenho fotos muito mais espetaculares manobristicamente falando, mas essa aí... Deixa eu explicar: eu tinha uns temíveis 13/14 anos. Essa rampa aí ficava no alto da Afonso Pena, tinha essa borda quebrada pela nossa ignorância agressiva. O que eu faço aí é uma monobra que não se faz mais, uma arte que se perdeu. Se chamava bert-revert, um frontside grind em que eu apoiava a mão no chão na hora de descer, e voltava de fakie, tudo naquele estilo old-school derivado do surf que o skate tinha nessa época. Entenderam? Não importa, o que eu quero dizer é que meu capacete fedia a suor, as luvas eram de lixeiro, as rodas eram wave-park, e o shape eu mesmo fiz, usando um pedaço de madeirite roubado de uma construção. Eu me lembro exatamente da sensação de pedalar no asfalto pra pegar impulso pra subir nessa rampa, do barulho que fazia, do sol, e da inoperância dessas joelheiras toscas. Aí eu tava começando a ouvir SOM. Tinha os cabelos pelas costas (riam, macacos!) e comecei a ter umas aulinhas de violão, e a tocar com o Mário (baixista do Sexo Explícito).

É claro que skate hoje é uma outra coisa, mas tirando a bobajada de "atitude" que os mais trolhas incorporam ao andarem em bando uniformizados, ainda é uma das coisas mais legais que você pode fazer com seus pés. E mãos.

Esse foi meu "era uma vez..."

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

grande revival john, adorei
o tempo passa, né? às vezes penso nisso :/

29/01/2007, 22:38  
Anonymous Anônimo said...

quase um quarentão?

30/01/2007, 01:48  
Anonymous Anônimo said...

"Acho que é minha melhor foto de cabelo de minha carreira. "
:)

essa roda ja era de polhororlhohrlhrotileno? o derivado de, uh, petroleo, q nao trancava nas pedrinhas. a foto seria ainda mais foda se mostrasse voce "montado" no bert mesmo... eu tenho aqui uma foto dum amigo fazendo um invert de roller. manobra veia, foto nova. vou procurar.
mas ow, acho q tem ainda a ver com atitude.. dentro do coração de poucos.. o fato de vc subir em cima da taboinha e fazer o q quiser, sozinho, sem regras.. pelo menos eh como eu interpreto. e nao pago 60 reais numa camiseta pra fazer isso.

30/01/2007, 01:51  
Anonymous Anônimo said...

ha! achei outra q eu nem lembrava :)

http://www.flickr.com/photos/isogabi/56908387/in/set-1551605/

30/01/2007, 01:56  
Anonymous Anônimo said...

Então Jãozinho só skatava com equipamento handmade... Legal. Pena que eu nunca consegui aprender a ficar de pé em cima da pranchinha. Nem conseguia correr de patins. Também não consigo surfar - não consigo nem passar a arrebentação. Levei 25 anos para achar alguma coisa que eu conseguisse fazer com os pés. Pena que envolve montanhas, neve e um monte de $. Coisas que eu não vou ter como arrumar quando voltar para o Brasil...

30/01/2007, 02:07  
Blogger Raul said...

Mário? aquele? ...he he he...

30/01/2007, 09:08  
Anonymous Anônimo said...

Oras, Groo, falo de neguim que acha que pose de skate/mano = atitude. Firmô?

Claro que as WavePark eram de uretano. Tu num tá entendendo, eu comecei a andar com 9 anos. Aqueles skates fininhos, que nem os do Tony Alva. Toooosco. Nessa época aí da foto a tauba já tinha engordado. Mas não tinha ollie de verdade ainda.

Bog, meu amigo snowboarder, handmade, só o shape. Aqui no Brasil a neve é que é handmade.

30/01/2007, 11:21  
Anonymous Anônimo said...

Robinson: ...então é verdade!!! ahahah..bom, agora precisamos da sua mãe pra provar que é vc na foto!!

30/01/2007, 20:02  
Blogger Rubs troll said...

Jonh seu Skatista playboy dos diabos...

Ate que voce era bunitim quando voce era novo,heim fio?

Serio,Skate eh uma merda.A unica contribuicao positiva a humanidade que o skate fez em toda a sua estoria eh ter aproximado voce e o Mario(atras dum armario)e dessa forma ajudado no nascimento daquela banda injusticada pelo sistema " Sexo Explicito".

Skate eh uma bosta principalmente pelo fato de'u nao conseguir me equilibrar em cima daquela porra.

Istrudia fomos "patinar no gelo" aqui perto de casa.Horrivel!Que tortura desgracada...
depopis de umas 3hrs tentando me movimentar pra frente,sem sucesso,com os tornozelos doendo que nem dor de parto,a bunda ardendo de tanto cair no motharfucin chao e a humilhacao de ver criancas de 5 anos de idade dar saltos ornamentais de cabeca pra baixo no teto(ou sera que minha cara eh que estava no chao?)eu desisti de tentar aprender a 'andar' naquele trem.

de maneiras que : 1)Skate eh uma bosta.
2)eh coisa de playboy
Ponto final.

01/02/2007, 12:06  
Blogger Rubs troll said...

PS:To careca de saber que o certo eh "criancas de 5 anos de idade DAREM saltos"... fuckin blogger sumiu com a latinha de lixo...

01/02/2007, 12:10  
Blogger John said...

Rubinho, meu lorde inglês, é JOHN, e não JONH. ok?

Olha, skate num é coisa de playboy nada, mas confesso que outro dia fui velejar no barco do Lulu e me senti um playboy magnata. Ah, os prazeres da vida...

01/02/2007, 15:23  
Blogger Cezar Augusto said...

playsson stronda morador de bairro nobre, né não?

atitude chorão hard (é core que vem depois?)

Viva a banalização das coisas legais... a Globe consegue né mês?

01/02/2007, 17:01  
Anonymous Anônimo said...

Taí, o Rubs é que entende minha frustração de não conseguir ficar de pé em cima desses objetos deslizantes. Mas agora eu me bandeei para o outro lado, e decidi que esquiar é que é legal. Difícil ficar mais playboy que isso. Esse governo japonês é como um pai rico para mim.

02/02/2007, 00:01  
Anonymous Anônimo said...

vcs velejaram com um blusao branco gola V da La Coast (nao sei escrever) amarrado por cima dos ombros? senao, ja perde metade da graça.
mas ow, eu bem q queria um shape "tubarao" desses pra andar hj em dia.. soh pra embalar.. pra tirar olie nesses tail devia ser um inferno mesmo. pra andar no half entao... enfim, eu vi q ainda tem pra vender na internet uns shapes "dogtown" :)

02/02/2007, 12:05  
Anonymous Anônimo said...

Grande estilo fazia também essa manobra já um tanto obsoleta incrivelmente impressa na memoria e na base do equilibrio que precisamos ter nos dias de hoje , salve salve obrigado big reviver...

15/11/2007, 19:11  

Postar um comentário

<< Home