14 agosto 2005

O Ruim Absoluto


Estamos há meses eu e o Lulu Camargo discutindo essa questão filosófica primordial. É algo que envolve um pouco de cálculo também. Será que existe o Ruim Absoluto? Falamos de artes, entretenimento, coisas assim... O RA seria algo que não fosse apenas ruim (que nos provocasse sensações ruins) e também não poderia ser tão-ruim-que-é-bom (falamos a pouco do/da, pensando melhor, The Lacraia e do comercial do ABTronic).

O RA seria uma espécie de referência para a ruindade. Algo ruim teria um valor inferior a 1 RA. Algo tão-ruim-que-é-bom teria um valor maior que 1 RA. Deu pra entender? Por exemplo, o ABTronic seria 1.25 RA, sacaram? O que criaria o conceito das coisas hiper-RA, ou tão-ruins-que-são-boas...

O problema é achar a essência do Ruim Absoluto. O que/quem seria ele? Algo tão ruim que fosse a ruindade unânime, algo que não desse nem pra nos divertir por ser tão ruim. Algo que não deixasse margens de dúvidas. Nosso parâmetro universal da ruindade. O Ruim onipresente, onisciente e absoluto.

Um paradoxo dessa busca é que, pelo seu poder, o RA deve ser famoso e incomodar muito. Sendo assim algumas pessoas deverão gostar do RA!!! Sim, mas que tipo de pessoas? Pessoas ruins?

Eu e o Lulu provavelmente pereceremos nessa busca. Mas peço aqui a ajuda dos que nos leem: o que/quem pra vcs mais se aproxima do RA, o Ruim Eterno, o Ruim mais Ruim do que o próprio Ruim?

39 Comments:

Blogger Rodrigo James said...

duplas sertanejas? mas não as sertanejas sertanejas mesmo (tonico e tinoco e coisas do tipo). as sertanejas-românticas-cornas tipo zezé e luciano. isso não é trash, não é ruim-mas-é-bom, e não me diverte em momento algum.

14/08/2005, 21:44  
Anonymous Anônimo said...

eu acho que quando a "coisa" é despretenciosa ela vira um ruim bom. Sabe como? Quando o assunto não quer ser mais do que é, ele é o que é e pronto.se é brega é brega,se é pedante é pedante, se é cocão é cocão...
POR ISSO EU DIGO E REPITO: NEÍSA A JABUTICABA!!!!
www.neisapantera.com

14/08/2005, 22:21  
Blogger  said...

Que papo mais bojológico!!! Só que de cabeça pra baixo... =P

14/08/2005, 23:07  
Anonymous Anônimo said...

... lembra do ayrton? caraca, djohnes!! esse treco de RA foi bem longe! tipo... sei lá! De unidade de medida já basta o m­¾

15/08/2005, 00:36  
Anonymous Anônimo said...

Acho que o George Bush é um ser humano ruim pra valer. Sei que não é arte, mas foi o exemplo imediato, e tá na moda.
A Liga Extraordinária é um filme ruim, também. Consegue ser tão ruim que não é nem trash, é irritante mesmo. Até porque, como alguém falou aí em cima (ou embaixo?), é pretencioso.
Por falar em pretenciosos ruins (e não sei se você concordará comigo): Djavan!
Assim como o Pato Fu (e, óbvio, estou brincando, sou fã docêis).

15/08/2005, 11:35  
Blogger  said...

Eu gosto do Djavan!

Tentando achar algo que fosse "Ruim em Absoluto", só consegui pensar em 1 coisa que pra mim não tem utilidade nem salvação...

Islípequinote!!! Que som vazio! parece que falta algo! E são umas fantasias ridículas que eles usam, nem engraçado é...

Mas nem o Slip Knot eu sei se atinge o limite do RA...

Acho que sou tolerante demais!

15/08/2005, 20:06  
Anonymous Anônimo said...

Charlie Brown Jr, em qualquer formação. Porque "a rebeldia desaprendeu a escrever poesia".

15/08/2005, 20:27  
Anonymous Anônimo said...

acho que isso é isso seria algo muito pessoal. por exemplo, pra mim seria "bruno e marrone" e similares. ou qualquer coisa que a xuxa faça hoje. porque lua de cristal é bom, sim! (na minha humilde opinião, claro.)

mas, sei lá. a única coisa que eu consigo pensar que é senso comum em ruindade absoluta é colica menstrual. mas isso nem é arte ou entreterimento. ou pode até ser. se você aprender a brincar com ela.
enfim...

the lacraia, né? sei!

15/08/2005, 20:46  
Anonymous Anônimo said...

Eu desisti de encontrar o referencial RA e passei a usar o limiar "pior que Jota Quest" - que deve ser algo em torno de 0,6 RA, mas quem me escuta falando que alguma coisa é "pior que Jota Quest" sabe que a ruindade chega a niveis perigosos.

15/08/2005, 23:02  
Anonymous Anônimo said...

Não sei, em tudo que eu penso em ser a pior coisa do mundo, acabo me lembrando de alguém que já tenha gostado...
Talvez o mais próximo disso, deve ser o novo CD do Angra. Eu nunca fui muito chegado no som deles, mas até os fans mais fébrentos rejeitaram o disco tanto nas melodias quanto nas letras... Eu achei uma grande merda também. Mas alguém, em algum lugar no mundo deve gostar, e muito... Encontrar o RA é uma utopia muito grande e complexa, não seria mais fácil achar o BA (Bom absoluto)?

15/08/2005, 23:29  
Blogger John said...

Alunos, lembrem-se que o BELO absoluto já foi alvo de buscas platônicas e socráticas e o escambau, não podemos deixar por menos...

16/08/2005, 09:21  
Anonymous Anônimo said...

Gugu Liberato e acho que não preciso nem me explicar.

16/08/2005, 12:16  
Blogger Akotan said...

Acho que a Marcela tem razão: é difícil estabelecer regras que valham pra todos e que sejam absolutas pra encontrar o RA. Depende tudo do ponto de vista, preferências e necessidades momentâneas de cada um.

Pra mim, atualmente, o RA pode ser o meu despertar: sou acordado ao som de forró, e outros bichos, que meus vizinhos insistem em tocar às 8 da manhã todo santo dia...

16/08/2005, 12:58  
Blogger John said...

Vamos lá! Vamos lá! Já estou sentindo o cheiro de queimado, mas devo lembrá-los: esqueçam isso de "depende da hora" ou "depende da pessoa" ou "tem gente que gosta". Estamos falando do Ruim ABSOLUTO!
Claro que pessoas irão gostar do RA. Pessoas ruins!!

Achar o Ruim Absoluto é a descobrir a intolerãncia justificada e com méritos.
Enfim, uma delícia.

Vocês sacaram?

16/08/2005, 14:17  
Anonymous Anônimo said...

Caro John.

Ainda acho que a "Escala Kléber" é a melhor forma de lidarmos com o conceito de RA.

16/08/2005, 16:58  
Blogger Rubs troll said...

Nao ha tal coisa como RA.
Ambos, ruim e bom sao apenas manifestacoes do absoluto,apenas aparencias.
O que eh "experenciado" por uns como ruim na verdade eh o que dah tesao a outros.
Um exemplo visivel seria:humilhacao.
Enquanto a maioria associaria humilhacao com coisa ruim,ha uma parte da populacao
que na verdade procura ativamente pela tal,estando mesmo disposta a pagar uma boa grana pra sentir seus efeitos.

16/08/2005, 17:21  
Blogger Rubs troll said...

A cancao "Lady in red" por Chris de Burgh eh geralmente considerada por alguns Jornalistas como :"Nao possuindo nenhum traco redentor"...

(Stuart Maconie who put it best "Lady in Red has absolutely no redeeming features whatsoever… [at least] the bubonic plague was probably an effective control on the population growth of the time.")

Mas como voces devem saber, Lady Diana nao concordava com essa opiniao pois
"lady in Re-e-e-e-d" era sua cancao favorita.
Ce Ve ?

16/08/2005, 17:29  
Anonymous Anônimo said...

Bom, acho que a versão de Barbie Girl da Kelly Key chega muito próximo do ruim absoluto.

16/08/2005, 18:31  
Anonymous Anônimo said...

Agora sim eu entendi.
João Kleber ganha mesmo. quem gosta de joão kleber é uma pessoa realmente ruim...

16/08/2005, 20:46  
Blogger Akotan said...

Se João Kléber pode ser o rei do RA, então eu só andava com pessoas ruins pois elas adoravam ver aquele quadro das traições que passa no programa do dito cujo. Péssimo! (>_<)

Aliás, dito cujo soa tão estranho... Outra referência de RA é o barulho de unha arranhando o quadro negro da sala de aula. Todo mundo odeia aquele som! Podemos dizer que na escala que o John criou, esse som possui 0 RA.

16/08/2005, 21:43  
Blogger  said...

O Belo Absoluto seria:

Aquele cara escroto, que finge que é músico e pega a viviane Araújo, chapado, sob efeito de Álcool Absoluto?

Eu tentei!!!

16/08/2005, 23:03  
Anonymous Anônimo said...

Barbie Girl original vale uns 1,3 RA
Com a Kelly Key sobe pra quase 2 RA, ou seja, já chega a ser tão ruim que é bom; ou talvez até ultrapasse esse ponto e volte e ser ruim novamente. Acho que o Ruim Absoluto não é bem uma escala linear, seria tipo um círculo trigonométrico, onde aquilo que é "tão ruim que é bom" pode voltar a ser apenas ruim se piorar...

16/08/2005, 23:08  
Anonymous Anônimo said...

Pensei em outra coisa que talvez atinja o RA: Zorra Total. Especialmente agora que o Tolerância Zero morreu.

16/08/2005, 23:16  
Anonymous Anônimo said...

Akotan,

Prefiro o som de unha arranhando o quadro a algumas "musicas" que tocam por aí, como Kelly Key e Gizele Madoninha (pra quem não conhece essa visitem o site www.canalhinhas.com.br e baixem os mp3. Mas estejam avisados que é algo bem proximo do RA).

Paulo, não acho que Barbie Girl da Kelly Key chegue a ser tão ruim que é bom. Conheço pelo menos 7 tipos de tortura chinesa que eu preferia experimentar a ouvir aquela coisa.

16/08/2005, 23:24  
Anonymous Anônimo said...

Depois de ler isso tudo só tem uma coisa que eu consigo relacionar com o ruim absoluto: visita ao instituto médico-legal. Ou pior, entrar na sala de necrópsia do IML no dia que chegou um cadáver em decomposição avançada. Isso é ruim. Absolutamente ruim. O resto é fichinha.

16/08/2005, 23:46  
Anonymous Anônimo said...

RA
Ruim absoluto foi a foto que escolheu pra falar do assunto,
Acabei de comer e olha que não sou fresca... e fiquei com vontade de gorfar...

Vou ter que meditar pra falar sobre o RUIM ABSOLUTO
Ana Minehira
fui gorfar

17/08/2005, 03:59  
Blogger Rubs troll said...

Menina atomica:

Essa foto aih eh do banheiro do quarto de hospedes da casa do Jonh,quando la estive hospedado.
Sabia que o viado ia tirar uma fota pra tentar me fazer passar vergonha...

17/08/2005, 05:40  
Blogger Rubs troll said...

Dani:

A neisa eh engracada,parece com a Margarita Pracatan-
http://www.margaritapracatan.com/index.shtml

O estilo de ambas pode ser definido como :Punk. (D.I.Y)

17/08/2005, 08:02  
Anonymous Anônimo said...

Caro Paulo Torres,

Chegamos a conclusão que a Escala Kléber é logarítmica (já que logarítmo sempre foi um negócio ruim pra caramba de estudar). Funciona mais ou menos assim:

Zero Kleber -> Coisas boas

1 Kléber -> Ruim Absoluto

Acima de um Kéber -> Trash, "tão-ruim-que é-bom" (c.f. "Teoria do Hiper-Kléber")

Como já foi dito, o RA não existe no mundo real. Mas a constante de 1 Kléber, medida a partir da ruindade mediana de João Kléber pode ser usada de forma eficaz em todas as aplicações práticas do dia-a-dia. Podemos dizer que se o RA é um conceito abstrato idealizado, a coisa que mais se aproxima do RA é João Kléber. Em outras palavras, João Kleber TENDE ao RA.

Ouvi dizer que outras escalas de ruindade são usadas em outros países, mas as tabelas de conversão geralmente são bem ruins (mais ou menos 0,7 K)

17/08/2005, 11:32  
Blogger John said...

Recentes pesquisas feitas nos Estados Unidos mostram cada vez mais a imprecisão da escala Kleber. Talvez eles, os imperialistas, estejam querendo substituí-la por algo made in USA, decerto.

Mas eu próprio posso atestar que durante aquele show do KREATOR que nós assitimos aqui em BH as medições oscilavam loucamente entre 0.85 e 1.23 Kleber!!

Mas concordo que para a maioria das aplicações, ela serve. É como a física Newtoniana, suficiente para ir à Lua, mas não para ir ao átomo!

17/08/2005, 22:40  
Anonymous Anônimo said...

A ambiguidade das oscilações sub-Kleber e hiper-Kleber são raras e breves, nunca duram mais do que 15 minutos (tempo que levou pra gente cascar fora - depois desse tempinho o show do Kreator tornou-se inequivocamente ruim).
Estes fenômenos são estudados pelo Tratado do Kleber Quântico.

Parei!, porque esse papo nerd tá ficando muito Kleber!

17/08/2005, 23:44  
Anonymous Anônimo said...

sem duvida essa foto do post é um ruim mais que ruim

18/08/2005, 01:22  
Blogger Rodrigo James said...

Cansei de Ser Sexy. Coeficiente 0,5 RA ou 0,75 Kléberes.

20/08/2005, 13:19  
Anonymous Anônimo said...

cansei de ser sexy é +ou- isso, mas eles vão gravar uma musica para o novo "The Sims".
The Sims é 1 K ou RA...

20/08/2005, 14:15  
Anonymous Anônimo said...

O lulu fez um comentario que me deixou intrigado: a quantos RA um IR (Inequivocamente Ruim) equivaleria ? Ou seria somente o nome 'cientifico' para o RA ?

21/08/2005, 16:50  
Anonymous Anônimo said...

AMEI MARGARITA!!!!!!

21/08/2005, 17:57  
Anonymous Anônimo said...

Alguns ruins absolutos:
Música: Michael Bolton
Políti(ti)ca: mmm... err... ACM ou Severino
Cinema: Velocidade Máxima 2
Futebol: meu Grêmio no ano de 2004, mais de 10 pontos atrás do último colocado da 1a. divisão.
TV: além do JK... leilões de tapetes na TV

22/08/2005, 16:24  
Anonymous Anônimo said...

Vcs não teem noçao de ruindade mesmo... Esperimentem assistir a globo, sbesteira e afins. Não recomendo prestar atenção ao bigbosta...

21/01/2008, 10:49  
Anonymous Anônimo said...

RA é um conceito que deve ser similar ao "Zero Absoluto" na termodinâmica. É possível teorizá-lo, mas alcançá-lo é uma busca ao Santo Graal.

Sendo assim, NADA já produzido até hoje chega a RA.

Não dá pra chegar ao Zero Absoluto, mas -80ºC é frio pracaraleo. Assim como João Kléber é ruim pacaraleo.

Aliás, Kléber, Kelvin... A semelhança na letra/símbolo é coincidência?

Agora... Estabelecer uma escala para classificar arte é muita pretensão, não? Parte do pressuposto que você tem o "(bom) gosto definitivo".

28/05/2008, 17:41  

Postar um comentário

<< Home