07 junho 2007

DIY or DIE


Minha mini DV num queria cuspir a fita. Quando finalmente cuspiu, não quis mais engolir outra. Nessa dúvida se cuspia ou engolia, ficou com uma fita no meio do caminho, não entra nem sai. Que beleza.

Ó vida, não há nada pior no mundo do que assistência técnica. Ok, há, mas como eu disse, não há nada pior no mundo do que assistência técnica. Tudo começa quando um aparelhinho que vc tanto gosta dá algum problema. No mesmo momento caímos de joelhos e pedimos aos céus que livrai-nos do mal, pleeeeaaase, fazei com que o treco funcione de novo, deixa eu só tentar de novo e....nÃÃÃÃõooo, ainda continua sem funcionar, poooor favor, tirai a assistência técnica de meu caminho...

Aí você liga pro lugar, a menina te diz pra você estar trazendo o treco pra eles estarem olhando e estarem te passando um orçamento. Eles NUNCA ligam. Você é que tem que ligar: e aí, e o meu aparelho? Ah, o técnico vai estar olhando e vai estar te passando uma posição. E se o treco tiver um defeito intermitente? Olha, nosso técnico não identificou nada, só deu uma limpeza geral e tá funcionando bem, ficou em tanto..." Claro que o problema continua. E mesmo se trocar um monte coisa, se te cobrar quase o preço de um novo, se demorar 3 meses, ainda assim as chances de o problema reaparecer são de pelo menos 50%.

A minha ogeriza a assistências técnicas me fez aprender muito, mexo em geladeira, máquina de lavar, de secar. Abro tudo quanto é tipo de eletrodoméstico, conserto quase todas as vezes, soldo coisas, arrumo vazamentos. Computador eu viro do avesso. Parafuso e porca é comigo. Prego também. Um treco não fecha direito? Dá uma escalacrada que fecha. Regra de ouro do escalacre: Nunca escalacre mais que o necessário. Essa regra vem do dogma do escalacre: Escalacrou, tá escalacrado. Siga essas recomendações e tudo vai dar certo. Pouca vezes eu arruinei alguma coisa por excesso de escalacramento.

Quando aparece algo que finalmente está além das minhas possibilidades eu esperneio, choro, levo minhas mãos aos céus, e finalmente, num acesso de iluminação e desapego quase budista eu levo o trem pra assistência, e deixo lá com os animais.

Será que isso é uma doença? Teve aquele caso do sujeito que quando deu problema na máquina de contar dinheiro dele, se matou. Sai fora...

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É John: encontrei + um magaiver (no portugues claro. e pra quem é da geração magáiver). Ouvia a letra da musica do Arnaldo Antunes, que dizia "nao guardo um só parafuso, nao quero nao tenho e nao uso", achava aquilo uma falta de habilidade em certo sentido, de o cara nao poder ser " sustentável" em determinadas situações, e no seu ambito domestico estar constantemente dependente da tal assitencia tecnica, que nem sempre é eficiente, nem sempre é barata, e nem sempre a-resolve. guardo comigo numa caixa de surpresas algumas porcarias e outras arruelias, ou demais pequenas rebimbocas que numa urgencia, salvam a patria do lar e deixam a muié feliz da vida. sei que a gnte perde um tempo, mas economiza uma grana e fica na maioria das vezes "sasti-feito". como dizia nosso Bro: "Paz na terra aos homens de boa vontade!"

07/06/2007, 22:49  
Anonymous Anônimo said...

Hahhahhahaha, ótimo, o pior é que é verdade mesmo. Eu sempre tive a impressão de que quando eles falam "o técnico vai estar dando uma olhada, e vamos estar retornando a ligação em 1 semana", eles largam o treco num canto. Aí quando VOCÊ telefona de novo, 1 semana e meia depois, o cara vai na hora e dá uma olhadinha rápida. E em geral, o troço resolve funcionar, só naquele instante, para depois voltar a falhar na tua casa.

E o meu problema é que sempre que eu tento resolver sozinho, acabo piorando a situação. Talvez eu precise tentar esse tei truque aí de ajoelhar e falar na 2a. pessoa do plural. Vai ver a assistência técnica não passa de uma artimanha celestial para testar a nossa Fé! "Não tem Fé? Vai para a assistência!"

07/06/2007, 22:59  
Blogger Rubs troll said...

Ei bananeiros

Eh foda morar quase no fim do mundo(se bem que podia ser pior,podia ser a Argentina), ne mes?

Aqui tem nao tem maneh consertah nao.
Estragou?Poe na rua pro lixeiro levar.
Um jornalista do Guardian tentou ter uns trens consertados por uma loja de reparos(nao sei como ele a encontrou) :Torradeira,Aspirador de po e um DVD player e nao conseguiu,porque na maioria das vezes eh mais barato comprar um novo do que procurar por aquela pecinha que quebrou...soh uma pecinha de nada...que pena...tava quase novo...
Eu da minha parte jah jogei umas duas TV no lixo,assim como umas 5 printers uma porrada de chaleira eletrica,Hi-fis,microondas e ate um violao.
A razao? alem de nao haver espaco pra guardar tralha tambem nao manjo nada de eletronica( descontada a obra do Kraftwell).

http://shopping.guardian.co.uk/electrical/story/0,,1990656,00.html

07/06/2007, 23:39  
Anonymous Anônimo said...

porréssa de escalacrar? nao conheço pelo nome tecnico.. mas ow, vc escreveu q nao ha nada pior q assistencia tecnica? tem sim, assistencia tecnica por telefone. eu fiquei umas CINCO horas no 0800 da HP, mas me mandaram uma impressora nova. ha pouco tempo comprei um rexonna rol-on q tava babando.. mandei o treco de volta e mandaram um novo. um mes depois, recebi uma cartinha "analisamos o produto e o mesmo nao apresenta defeito de fabricação". dane-se, ganhei um desodorante sem ter q ir ao super!

ps.: de repente assistencia tecnica na argentina possa ser ainda pior..

08/06/2007, 02:52  
Anonymous Anônimo said...

rubs, se o sedex a cobrar nao fosse tao caro (mais caro q um violao novo) eu ia dizer pra vc mandar seu lixo pra mim.
tai um negocio q eu sempre quis fazer, se um dia morasse no tal do primeiro mundo:
http://www.wikihow.com/Dumpster-Dive

08/06/2007, 03:00  
Blogger redatozim said...

Em consertar eu não sou bom não, mas pra estragar ninguém me ganha.

08/06/2007, 09:54  
Blogger John said...

É, Bacoom, confesso que deixar a patroa sastisfeita é parte integrante da alegria gambiarreira que sinto ao apertar parafusos.

Bog, já até ouvi falar que nas assistências o pessoal faz sacrifícios de animais pra resolver problema de chip que pocou.

Rubs, se eu colocar minha mini Dv na rua eu vou
A - ser considerado um playboy forgado dos inferno, com tanta gente passando fome, etc, etc...
B - provocar uma romaria em frente à minha casa que vai aparecer até no MG TV.
C - ter que começar o horrível processo de comprar outra câmera sem se sentir um otário por pagar o preço aqui do Bananão.

Groo, escalacrar é o mesmo que escarafunchar, ou desengruvinhar na marra, entendeu? Ou seja, escalacrar é resolver o encalacre, nem que seja a última coisa que vc faça nesse mundo. Estudam que vcs progredem!

08/06/2007, 10:07  
Blogger Freitas said...

pois eu concordo com jonh....
estudam que vcs aprendem ....
eu sou mestre na parada de esclaracrar e na parada da pancadinha de lado....
na minha rua eu era o milagroso...
mês passado na aula de metodologia científica...
o professor reforçou a tese do escalacrar....disse:
todos temos espírito científico...
numa de suas aulas ele provou a tese :
o video da facul estava com defeito, ele ancioso esperou o cordenador do curso sumir e escalacrou com muita força...
por incrivel que não pareça o video funcionou que é uma blz....
ENTÃo estudem e apredam a arte de escalacrar

13/06/2007, 12:32  
Blogger Freitas said...

esquecendo
pau no cu da assistência tecnica
escalacrem

13/06/2007, 12:34  
Anonymous Anônimo said...

isso me lembra umas passagens da biblia
"se nao funcionar, ligue na tomada"
"se emperrar, force. se quebrar, ja precisava de conserto mesmo."
"force. se nao funcionar, use um martelo maior."
"é um error deixar qualquer objeto mecanico perceber que voce esta com pressa
"depois do ultimo dos 16 parafusos ser retirado de uma tampa, sera descoberto que estava sendo removida a tampa errada"
"se tudo mais falhar, siga as instrucoes"

14/06/2007, 12:38  
Blogger Unknown said...

VEIO PARECE ATE Q FUI EU QUE ESCREVI ESSE POST...
Mano comg tb eh assim hj eu sei fuça em tudo...
Maquina fotografica, pc, carro, filmadora, maquina de lava roupa, portao automatico nossa muita coisa... video game, dvd vixi quase tudo...

26/11/2009, 20:36  

Postar um comentário

<< Home