30 novembro 2007

Maldita Sanfona dos Infernos.


Dificil de acreditar hoje em dia que sanfona ja foi um instrumento cool.
Ate o fuckin Blues aparecer e instituir a guitarra como instrumento principal numa banda,as honras eram feitas pela Sanfona(ou Acordeon,tem diferenca?).
Acho que quem inventou esse trem foi um alemao,ou equivalente, .Os modafacars dos alemaes sao danados com 'essa coisa' de musica.Hohner,Steinberg,Emagic,Native instruments...tudo alemao.

Pois entao,Comprei um acordeon de 20 mao no EBay,esse ai da foto.Um Hohner 'Carmen' de 24 baixos.O estado do danado ate que nao esta muito mal nao,so uma tecla estah ameacando abandonar o teclado.
Pelo cheiro que ele emana,parece ter no minimo uns 70 anos.Uma vez que isso aqui eh Europa e coisa velha aqui eh mato,imagino que esse acordeon tenha embalado muita festa de vizinhancas Nazistas na Bavaria.As Fraulein gostosas com aquele peitoes enormes trazendo as canecas de cerveja,como no baile da Rua Aurora(ce sabe,'pica pra dentro,pica pra fora')e a safona so nos embalos:fuin,fuen,fuin,feunmmmm.....

Passei os primeiros dias tentando entender como o modafacar funciona,mas continuo por fora.Sem duvida minha idiotice para o aprendizado musical deve ter algo haver com o fato de que nao consegui 'tirar' nada que prestasse do tal veneravel instrumento. Mas um pensamento me ocorreu: Talvez o rebaixamento do status do acordeon no panteao musical tenha sido pelo fato de que ele eh uma bitch pra aprender ao passo que guitarra ate o Mick Jagger toca . Tente e veras o que estou falando.

Meu proximo passo antes de admitir derrota foi dar uma olhada no Seu Tubo em busca de iluminacao gratis.Para minha surpresa achei umas licoes gratis e ao julgar pela primeira licao,Sanfona deve ser a coisa mais facil de aprender do mundo.Arsenio De la Rosa,esse eh o nome do Piagett da sanfona,que pedagogia esplendorosa....

Depois de tentar aplicar os ensinamentos do Arsenio na minha sanfona,que incidentalmente,eh diferente da dele,fucei Seu Tubo um pouco mais. Me deparei com essa performance ai ,que acabou de me convencer: Eh impossivel de aprender essa porra.Quem consegue,ou tem 3 cerebros ou uma rapadura no lugar....

Pensando bem,Sivuca eh um sonofabitch,ne mes?
.

18 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E aí, o que deu na tomografia de crânio do seu Lulu Camargo? Rapadura ou 3 cérebros?

30/11/2007, 22:10  
Blogger Unknown said...

10 conto na rapadura

01/12/2007, 10:43  
Blogger John said...

Se ao menos o Lulu se lembrasse de trazer a sanfona quando precisamos dela. É um tal de "ih, esqueci a sanfona..."
Respeito tremendamente quem toca sanfona. Sheryl Crow, por exemplo. Sempre achei que pra tocar sanfona precisava de 3 pessoas: uma pras teclas dum lado, outra pros baixos do outro, e mais uma pra ficar puxando e empurrando o fole. O que transformaria a arte de tocar sanfona num menage a trois musical de consequencia imprevisíveis.
Já dizia o Lulu: é duro ser um gênio quando ninguém te acha um gênio.

01/12/2007, 12:36  
Anonymous Anônimo said...

Eu tenho uma cocada preta no cérebro. Quem tem rapadura é o Nico!
John, vc fica aí fantasiando um menage a trois acordeonico com a Sheryl Crow??? Vai acabar apertando o fole do Weird Al Yancovic...

01/12/2007, 19:42  
Anonymous Anônimo said...

Taí um instrumento que me mete medo. Mas alguém me explica por que meu vô chamava o dele de "gaita"?

02/12/2007, 02:19  
Blogger Rubs troll said...

ele chama ela de gaita porque ele eh velho.

02/12/2007, 13:24  
Anonymous Anônimo said...

Muito esclarecedor. :) E realmente, vovô é tão velho que já foi devorado pelos bichinhos que moram no cemtério.

Aliás, depois dessa, vou até dar uma moedinha na próxima vez que vir algum Filho de Francisco tocando na rodoviária... Afinal, aqueles moleques até que conseguem tirar som desse tal de acordeão/sanfona/gaita, bicho cheio de botõezinhos...

02/12/2007, 14:19  
Blogger John said...

ele chamava ela de gaita porque ele era gaúcho.

02/12/2007, 16:36  
Blogger Rubs troll said...

Gaucho e possivelmente Gay.

02/12/2007, 18:14  
Anonymous Anônimo said...

Tem um senhor bem velhinho que é cego aqui em Brasilia e toca sanfona na rua !!!
Tem muitos anos que o vejo tocar...
Passarei a dar mais moedinhas!

02/12/2007, 20:34  
Blogger Rubs troll said...

Ja pensou em arrochar a Sanfona dele e aprender a toca-la?
Talvez no futuro voce se encontre como o beneficiario das moedinhas...

02/12/2007, 22:38  
Anonymous Anônimo said...

sivuca eh o cara q parece o hermeto soh q nao tao famoso?

lulu e sua sanfona.. ja ouvi o som e já estive em sua presença (dormindo no canto do estudio - a sanfona, nao eu) mas nunca vi ele tocando. será q ele se faz de salame?

aqui eh gaita. ja vi algumas tias germanicas tocando.. e tenho medo.

03/12/2007, 02:21  
Blogger redatozim said...

Assista Dois Filhos de Francisco. Se você não aprender a tocar sanfona, pelo menos pode decorar a letra de Beijinho Doce.

03/12/2007, 10:47  
Anonymous Anônimo said...

rapaz, quanto lhe custou a relíquia?

05/12/2007, 18:14  
Blogger Rubs troll said...

£80

06/12/2007, 20:04  
Anonymous Anônimo said...

Caro Rubs, meu velho amigo de longa data, a gaita é diferente da sanfona/acordeon. Ela dá uma nota quando e puxa o fole e outra ao empurrar a caixa de vento.
Uma pequena observação para misturar os posts. Existem duas profissões que só tem braço forte. Uma é câmera de TV e a outra é sabfoneiro. Se bobear daqui a algum tempo vamos ver cariocas na praia correndo com pára-quedas na bunda, enquanto tocam sanfona seguidos pela bateria da portela e sua rainha. E, claro, numa cena de novela das 8, que passa às 9. Hehe!

23/01/2008, 13:23  
Blogger tangerynus said...

Meu tio Brás estudou música e prática instrumental, que na Academia do professor Maércio Romangnolli, o nome do instrumento dizia ser Harmônica, inclusive as partituras também tinha lá uma refeência explícita, arranjos para Harmônica, mas o tal instrumento tem vários nomes, tais como: sanfona,gaita,pé-de-bode etc.
Sendo seu sobrinho posso dizer que ele me obrigou a estudar, por bem ou por mal, hoje agradeço a ele por ter forçado a barra, enfim toco acordeão desde os 10 anos de idade.

23/11/2008, 20:27  
Anonymous Anônimo said...

Caros amigos, realmente aprender acordeon, gaita, sanfona... que são todas designações para o mesmo instrumento apenas variando de acordo com a localidade, não é pra qualquer um, tem q ter uma paciência de jó... fazem 15 anos q estudo esse instrumento, tanto q até já sou luthier de gaitas, afino, concerto e tudo mais, e apenas consigo executar algumas músicas (umas 1000 + ou -) todas de nível de execução fácil ou médio. E olha q tenho só um cérebro e odeio rapadura.... se alguém quiser mais informações sobre o intrumento me e-meie pele end. eletr. julinhomallmann@hotmail.com
Abraços, de um cara de um cérebro só e que toca acordeon
Júlio Mallmann

08/01/2009, 12:43  

Postar um comentário

<< Home